Curso de Expressão Verbal

Dicas para brilhar nas reuniões

Dicas para brilhar nas reuniões

 

 

É nas reuniões que você tem a chance de mostrar e valorizar o seu trabalho, por isso veja como se comportar bem nessas ocasiões:

Você na liderança

O bom desempenho do líder é fundamental para o resultado da reunião. Como líder de uma reunião você deverá visar os seguintes objetivos:

  • Motivar a participação de todas as pessoas

  • Acompanhar atentamente o pensamento do grupo

  • Fornecer informações para que a discussão tenha continuidade

  • Manter o tema da discussão dentro dos limites dos problemas levantados e dos objetivos perseguidos

  • Manter a descontração

  • Propiciar um comportamento informal, sem cair na vulgaridade

  • Evitar e suplantar as situações delicadas

  • Usar com propriedade a presença de espírito

  • Fazer perguntas que estimulem o desenvolvimento e a concatenação das idéias do grupo

  • Ser pontual para começar e concluir a reunião

  • Evitar opiniões pessoais

  • Manter a calma, a cordialidade e a tolerância

  • Reconhecer a importância de cada participante

Você como participante

Sua boa imagem profissional poderá depender do seu papel como participante da reunião, pois é nessa circunstância que terá oportunidade de opinar sobre matérias relevantes da empresa e mostrar os trabalhos que têm realizado. Por isso, quando participar de reuniões observe os seguintes procedimentos:

  • Quando for questionado, responda de maneira firme, convicta e segura.

  • Fale com voz pausada e audível.

  • Quando seus conhecimentos e experiência puderem ajudar, peça a palavra sem hesitar.

  • Não responda perguntas dirigidas a outros participantes, salvo quando não forem respondidas, e tenha certeza de estar colaborando com a sua intervenção.

  • Restrinja-se a conversar sobre o tema abordado, mesmo assim evite os diálogos paralelos, ainda que se trate de assunto da reunião.

  • Ao falar, olhe para todos os participantes; quando ouvir, olhe para quem fala.

  • Não crie antipatias ridicularizando os colegas ou usando ironias desnecessárias

  • Se precisar refutar, cuidado para não magoar os grupos participantes, "use diplomacia", entendendo o ponto de vista contrário.

  • Não fale sozinho, dê oportunidade aos outros.

Guarde essas orientações, pois sempre haverá uma reunião a sua espera.